domingo, 30 de maio de 2010

Dicas de Organização parte 1. - Tarefas em Geral.

A desorganização pode ser, para muitos TDA/Hs, a pior das características do transtorno. Judith Kolber sugere que é uma questão de perfeccionismo: Somos incapacazes de fazer o que é preciso para nos tornarmos um pouco mais organizados porque nos preocupamos com perfeição, ou é 100% ou não é nada. Não existe organização perfeita. Além disso, estratégias que funcionam bem hoje podem ser totalmente inúteis amanhã.
Mas existem possibilidades! Kolberg diz que mudanças aparentemente pequenas podem trazer grandes melhorias para a vida dos TDA/Hs

Algumas dicas para se organizar melhor:

Crie prazos para a tomada de deciões:
TDA/Hs podem passar dias sofrendo sobre uma decisão que outros tomariam em minutos. Acelere o processo estabelecendo prazos ou um orçamento disponível por exemplo. Se você está planejando uma viagem de férias, por exemplo, estabeleça uma data e tome a melhor decisão possível até a chegada do dia marcado. Se você está decidindo qual celular irá comprar, escolha uma faixa de preço e ignore os outros celulares.

*Procure identificar sempre o fator mais importante a ser considerado na hora de tomar qualquer decisão, quer seja o preço, a conveniência,estética, praticidade ou qualquer outra coisa. Foque-se somente naquele fator quando for ponderar sua decisão.


Controle a tendência de se comprometer demais:
Para cada novo comprometimento, desista de um antigo. Se você concordou em ajudar um colega em um projeto, desista de ajudar daquele projeto antigo que você auxiliava. TDA/Hs tendem a esquecer que não dão conta de tudo.

Mantenha sua listas de "coisas fazer" breves:
Usando letras grandes e bem visíveis, faça uma lista de não mais de cinco tarefas (quaisquer tarefas adicionais devem ser adicionadas no verso do cartão). Uma vez que você tenha completado as cinco tarefas, use o verso do cartão para criar uma nova lista de coisas a fazer. Discarte a antiga.Você conseguirá cumprir mais tarefas, sentir-se menos frustrado(a) e gerenciar melhor seu tempo.

Lute contra o hiperfoco:
: Ligue o despertador, o timer da cozinha ou um alerta do computador - ou peça a alguém em que você confie para te ligar em um horário ou em horários específicos. Se você tende a se perder na internet por muitas horas, você precisa desse tipo de ajuda.

Use um dublê de corpo:
" Estou falando de um amigo ou membro da família que senta com você enquanto você ataca aquelas tarefas mundanas como preencher um formulário de emprego, verficar seus gastos do mês e coisas do tipo.Seu "dublê de corpo" vai criar uma atmosfera produtiva sentando-se silenciosamente ao seu lado e fazer alguma coisa trivial, como recortar receitas de uma revista ou colocar selos em cartas.